terça-feira, 10 de abril de 2012

Filmes (Re)Encontrados #1



Em 1979, J. Hoberman, realizador e crítico de cinema do Village Voice, assinou um pequeno documentário avant-garde chamado MISSION TO MONGO. Rodado em 16mm, descrevia uma série de "instantâneos" do quotidiano de Chinatown, em Nova Iorque, e o registo da sua última projecção pública data de 31 de Maio de 1982.

Durante décadas, o paradeiro desta obra (considerada, por quem a viu, como potencialmente interessante do ponto de vista histórico) permaneceu desconhecido e foram diligenciados vários esforços em prol da sua redescoberta... até ontem, quando a única cópia de MISSION TO MONGO foi encontrada, pelo Anthology Film Archives, numa bobine que reunia outras três curtas-metragens experimentais (AMERICA IS WAITING de Bruce Conner; RUNAWAY de Standish Lawder; e MYTH IN THE ELECTRIC AGE de Alan Berliner).

Curiosamente, MISSION TO MONGO é a que se apresenta em melhores condições de preservação, pois ficou armazenada, durante anos, no interior da bobine e, portanto, menos sujeita a elementos exteriores como a humidade ou o calor.

Neste vídeo, explica-se todo o processo de redescoberta de MISSION TO MONGO:



Stills do filme:





[Fonte: Queens Museum of Art.]

Sem comentários:

Enviar um comentário