sábado, 14 de abril de 2012

Hollywood vs. 35mm




Pouco antes do Natal, o realizador Edgar Wright recebeu um convite por e-mail para o visionamento privado dos primeiros seis minutos de
THE DARK KNIGHT RISES, o novo filme de Christopher Nolan sobre o Batman. Ao entrar na sala de IMAX do Universal CityWalk, Wright encontrou e reconheceu muitos dos cineastas norte-americanos mais proeminentes da actualidade: Michael Bay, Bryan Singer, Jon Favreau, Eli Roth, Duncan Jones, Stephen Daldry. Se uma bomba deflagrasse no prédio, metade da Directors Guild of America desapareceria do mapa!

"Era uma experiência surreal pois dava a impressão que tínhamos sido reunidos para um assassínio em massa", recorda Wright.

Assim que os realizadores se sentaram, Nolan confessou: "tenho um motivo secreto para vos ter convocado". E então proferiu um discurso em defesa da película de 35mm.

Nolan salientou que
THE DARK KNIGHT RISES foi filmado em película. Que mantém o compromisso e a vontade de continuar a usar película. Mas, avisou, o 35mm está condenado à extinção pelos estúdios caso alguém — alguém como aqueles cineastas — não o impeça.

Neste momento, decorre uma guerra feroz em Hollywood: uma guerra entre formatos. Num canto, estão os defensores da película de 35mm, como Nolan. Elegante na sua economia, foi o formato dominante durante mais de um século, através do qual se filmou, montou e projectou cinema. No outro canto, encontram-se os apoiantes da tecnologia digital — mais barata, mais rápida, mais democrática, uma dádiva tanto para criadores como para distribuidores.


Gendy Alimurung, in LAWeekly, 12 de Abril de 2012.

O "efeito Avatar", os números em torno do progressivo abandono da película nas salas de cinema, os novos formatos de projecção, o movimento Fight for 35mm, o lobby de Quentin Tarantino em prol da película, a visão de restauradores e directores executivos das majors de Hollywood e muitos outros tópicos são analisados neste exaustivo e pertinente artigo, onde são discutidas as diversas nuances e inúmeros protagonistas de uma das "contendas" mais intensas e, paradoxalmente, menos mediáticas do momento no seio da indústria cinematográfica.

2 comentários:

  1. Excelente destaque por aqui. Acompanho-te (cada vez mais) nessa paixão pela película e é bom saber que alguns cineastas da actualidade "lutam" por ela. Sabemos que é uma "guerra" difícil - tudo pelo lucro - mas sem luta não se chega mesmo a lado nenhum.

    Cumprimentos cinéfilos e continua o excelente trabalho neste teu novo "menino" :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Inês, pelas tuas palavras e pela tua companhia nesta área do Cinema que é para mim, e como bem disseste, uma genuína paixão.

    Cumps cinéfilos. :)

    ResponderEliminar