terça-feira, 19 de junho de 2012

Sessão Especial #4



O Festival de Veneza celebra, no próximo mês de Agosto, 80 anos desde a sua fundação e, no âmbito da programação agora em planeamento, serão exibidas dez raridades cinematográficas (sete longas-metragens e três curtas) que passaram em edições anteriores do certame.

Restauradas pelos laboratórios L'Immagine Ritrovata, da Cinemateca de Bolonha, as cópias dos filmes desta retrospectiva (tanto em 35mm como em formato digital) serão propriedade da organização do Festival de Veneza.

Os filmes seleccionados são:

. THE LAST NIGHT (1936, Yuli Yakovlevich)

Realizado por um dos mais premiados realizadores "oficiais" do cinema Soviético, a Revolução de Outubro é mostrada através dos eventos na vida de duas famílias, uma de classe operária e a outra da classe média, no decorrer de uma noite: a "última" do velho mundo e a "primeira" do novo.

. DIEU A BESOIN DES HOMMES (1950, Jean Delannoy)

Os habitantes da ilha remota de Seil, assolada pelas tempestades do Oceano Atlântico, vivem a sua intensa espiritualidade de formas inusitadas. Conheceu a sua última exibição durante o Festival de Veneza de 1950.

. GENGHIS KHAN (1950, Manuel Conde e Salvador Lou)

Filme de aventuras, registou exuberantes paisagens naturais com parcos recursos mas exibindo ambição digna de Hollywood. Muitos dos filmes do seu co-director Manuel Conde, importante figura do cinema filipino, encontram-se perdidos.

. IL BRIGANTE (1961, Renato Castellani)

A cópia a partir da qual se procedeu ao seu restauro é a única versão conhecida deste filme, remontada pelo seu produtor, por razões comerciais, após a sua passagem por Veneza (onde arrecadou o prémio FIPRESCI). Baseado num romance de Giuseppe Berto, narra a história de um agricultor da Calábria falsamente acusado de homicídio.

. FREE AT LAST (1968, Gregory Shuker, James Desmond e Nicholas Proferes)

Produzido para o canal norte-americano de televisão PBS, recorre a um estilo de cinema-verité para documentar a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade onde, em 1968, Martin Luther King proferiu as suas icónicas palavras «I have a dream». Extremamente raro.

. PAGINE CHIUSE (1968, Gianni Da Campo)

Filme injustamente esquecido, incorpora o espírito íntimo e subestimado dos jovens protestantes daquela época. Apesar da controvérsia que levantou, aquando da sua passagem pelo Festival em 1968, venceu, entre outros galardões, o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes do ano seguinte.

. -STRESS-ES TRES-TRES- (1968, Carlos Saura)

Road-movie que explora a condição e os anseios dos casais modernos, apresenta um estilo original, simultaneamente árido e onírico. Um dos primeiros filmes de Carlos Saura com Geraldine Chaplin, que seria a companheira do realizador durante muitos anos.

. PYTEL BLECH (1963, Věra Chytilová)

A miséria do quotidiano, o vazio existencial, a retórica pomposa e instrutiva do Comunismo a partir de um albergue para jovens. Documentário com momentos irónicos e grotescos, é um dos primeiros trabalhos de Věra Chytilová, figura incontornável da nova vaga do Cinema Checo dos anos 60.

. ZABLÁCENÉ MESTO (1963, Václav Táborský)

Durante a construção de um bairro em Praga, a lama é a principal preocupação dos cidadãos: uma sarcástica fantasia visual irónica sobre a ambígua — e, por vezes, absurda — política de desenvolvimento urbano e social na Checoslováquia dos anos 60.

. AHORA TE VAMOS A LLAMAR HERMANO (1971, Raoul Ruiz)

Retrato da primeira lei, promulgada por Salvador Allende, que reconheceu os índios Mapuche como cidadãos chilenos de pleno direito. As manifestações de alegria e os discursos dos índios são filmados com o talento visual e o gosto pelo experimental característicos de Raoul Ruiz.

(em cima, imagem de DIEU A BESOIN DES HOMMES)

[Fonte: Site oficial do Festival de Veneza.]

2 comentários:

  1. Uma excelente iniciativa do Festival de Cinema de Veneza, muito bem descoberta por ti, claro. :)
    É sempre bom saber das coisas boas que se fazem pelo mundo fora. Obrigada!

    Cumprimentos cinéfilos :*

    ResponderEliminar
  2. E parece ser tudo bom cinema para descobrir! :)

    Cumps cinéfilos :*

    ResponderEliminar