quarta-feira, 25 de julho de 2012

Venezia Classici



As celebrações do 80ª aniversário do Festival de Veneza, para além da exibição de dez raridades cinematográficas recentemente restauradas, contará também com um conjunto de sessões denominado de Venezia Classici, que apresentará versões melhoradas clássicos da Sétima Arte, abrangendo realizadores como Orson Welles, Howard Hawks e Ingmar Bergman.

Uma reunião apenas possível graças ao trabalho de uma série de associações e empresas ligadas ao ramo cinematográfico, unidas pela missão do Venezia Classici:

«Embora recentes, a promoção do acesso à e apreciação da enorme herança que os filmes clássicos representam já são um fenómeno de importância mundial. Até ao fim do século passado, a preservação e restauração de filmes antigos foram confiadas apenas a cinematecas e aos arquivos filmícos das principais instituições cinematográficas. Com o incremento da tomada de consciência de que a herança cinematográfica é um bem cultural merecedora de atenção como qualquer outra forma de expressão artística, e com a proliferação de plataformas de distribuição capazes de recuperar o valor de mercado a filmes que pareciam, há muito, ter ultrapassado a sua utilidade económica, assiste-se ao surgimento de um número cada vez maior de organizações que dedicam energia e recursos à restauração do cinema clássico.»

Entre os títulos a serem exibidos, destacam-se:

. O FANTASMA APAIXONADO (1947), de Joseph L. Mankiewicz, restaurado pela 20th Century Fox;

. CREPÚSCULO DOS DEUSES (1950), de Billy Wilder, restaurado pela Paramount Pictures;

. STROMBOLI (1950), de Roberto Rossellini, restaurado pelo Instituto Luce Cinecittà, Cineteca di Bologna e CSC-Cineteca Nazionale;

. OS HOMENS PREFEREM AS LOIRAS (1953), de Howard Hawks, restaurado pela 20th Century Fox;

. AS BADALADAS DA MEIA NOITE (1965), de Orson Welles, restaurado pela Cinemateca Espanhola;

. IL CASO MATTEI (1972), de Francesco Rosi, restaurado pela Cineteca di Bologna nos laboratórios L’Immagine Ritrovata em colaboração com a The Film Foundation, a Paramount Pictures e o Museo Nazionale del Cinema of Turin;

. PORCILE (1969), de Pier Paolo Pasolini, restaurado pela Cineteca di Bologna;

. ÀS PORTAS DO CÉU (1980), de Michael Cimino, restaurado pela Criterion (imagem em cima);

. FANNY E ALEXANDER (1982), de Ingmar Bergman, restaurado pelo Svenska Filminstitutet;

O programa completo do Venezia Classici pode ser consultado aqui.

[Fonte: indieWIRE.]

3 comentários: