sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A melhor projecção em 35mm do mundo. Com David Kornfeld



«Por aquela altura, já tinha visto todos os noir que valiam a pena assistir no Brattle. Até me recordo perfeitamente da projecção de um deles, talvez o À BEIRA DO ABISMO, olhar para o exaltado e belíssimo grão a preto-e-branco na face do Bogart e sentir-me arrebatado não pela história, nem pela personagem ou pela ideia, mas sim pelo aspecto mais elementar de um filme: as tonalidades de luz, imaculada, deslumbrante e perfeitamente projectadas perante mim, com tanta intensidade que mais parecia estar a ver a iluminação de uma cópia do filme dos anos 40 de Hollywood, acabada de ser embalada e revelada pela magia da emulsão, da película e da projecção.

Mais do que outra coisa, aquele foi, provavelmente, o momento em que me apercebi de que uma boa projecção é algo de independente, tão suplementar — e essencial — para o cinema como um amplificador o é para uma guitarra eléctrica. E esta sensação provinha, inteiramente, da cabine de projecção de David Kornfeld.
»

Conheçam David Kornfeld, um dos projeccionistas de filme em 35mm mais meticulosos do mundo, cujo filme favorito é O COMBOIO APITOU TRÊS VEZES (1952) e para quem o digital representa o "avanço tecnológico mais catastrófico de todos os tempos", neste curioso artigo do The Boston Phoenix.

4 comentários:

  1. Identifiquei-te naquela citação.
    Excelente destaque, como sempre, Sam.

    Cumprimentos cinéfilos :*

    ResponderEliminar
  2. Realmente, identifico-me com o que ali é descrito, conheces-me mesmo bem ;)

    Obrigado pelo comentário :)

    Cumps cinéfilos :*

    ResponderEliminar
  3. wow! great to see that passage translated into portuguese. I'm honored! - chris marstall

    ResponderEliminar
  4. The honor is all mine, Chris. I really tried to make justice to all the feelings you expressed in your writing with this translation.

    Congratulations on this superb piece of journalism, which gave me the opportunity to know such a special character like David Kornfeld.

    I'm also a 35mm projeccionist, and some of Kornfeld's words about the "digital revolution" in movie projection could easily be mine.

    Best regards.

    ResponderEliminar