sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Jack Cardiff Restaurado



Mas tal depende de cada um de nós.

Jack Cardiff (1914 - 2009) foi um dos directores de fotografia mais influentes da História do Cinema: o seu fascínio, desde jovem, pela mecânica da câmara de filmar resultou numa carreira de quase nove décadas, tendo assinado os peculiares aspectos de títulos como A MATTER OF LIFE AND DEATH (1946), QUANDO OS SINOS DOBRAM (1947, pelo qual recebeu um Óscar), OS SAPATOS VERMELHOS (1948), A RAINHA AFRICANA (1951), A CONDESSA DESCALÇA (1954) e MORTE NO NILO (1978).

Antes desse percurso marcante, Cardiff realizou, em 1945, um obscuro (não está sequer listado no Internet Movie DataBase) documentário chamado STEEL, que honra o esforço dos trabalhadores das refinarias de aço britânicas durante a Segunda Guerra Mundial e rodado no então inovador Technicolor — um processo de cor que realçou, favoravelmente, os tons vivos dos fornos e das chamas laboradas em diversas localidades de Inglaterra:



Surge agora, por intermédio de Mason Cardiff, neto de Jack, o desejo de restaurar convenientemente esta curta-metragem de enorme importância social e histórica, num trabalho orçado em 94 mil dólares que já conta com o apoio do British Film Institute. Quem quiser contribuir (o mínimo de doação é de um dólar) para o restauro de STEEL, pode fazê-lo aqui. E se ainda não estão convencidos, ouçam os sinceros argumentos do próprio Mason :

O Síndroma do Vinagre quer ver STEEL restaurado e, com dez dólares, já é um dos 23 "backers" deste projecto.

[Imagens do filme: Time/Image.]

2 comentários:

  1. Mais uma excelente notícia e divulgação feita pelo Síndroma do Vinagre. E de louvar também o teu contributo, que só vem reforçar toda a tua luta por esta causa.

    Continua o óptimo trabalho. Eu estarei sempre aqui, assídua.

    Cumprimentos cinéfilos :*

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Inês.

    Pelas tuas palavras mas, sobretudo, por seres fonte de motivação e inspiração para este espaço :*

    Cumps cinéfilos :*

    ResponderEliminar