sexta-feira, 12 de abril de 2013

Da Película para o Digital #9



WRONG SIDE OF THE ROAD, realizado em 1981 por Ned Lander, é o primeiro filme australiano com elenco inteiramente composto por aborígenes e, à época da sua estreia, constituiu uma visão inédita para o universo do povo nativo da Austrália.

Alvo de críticas pela comunidade aborígene e recebido friamente pelo público, o filme rapidamente caiu no esquecimento. Contudo, o restauro digital de WRONG SIDE OF THE ROAD, que conhecerá a sua estreia na próxima edição do Festival de Cinema de Sydney, promete reavivar, junto das audiências modernas, a experiência criativa e vibrante de duas banda fictícias (os No Fixed Address e Us Mob), enquanto atravessam o país de carro.

Restaurado fotograma a fotograma pelo National Film and Sound Archive (NFSA), e agora preservado tanto em película como em formato digital, WRONG SIDE OF THE ROAD é, de acordo com Meg Labrum, Curadora Sénior do NFSA, «particularmente significante por ter conferido destaque e voz a uma emergente identidade Indígena numa altura crucial para o desenvolvimento da indústria cinematográfica Australiana».

[Fonte: National Film and Sound Archive.]

1 comentário: