terça-feira, 20 de outubro de 2015

Blockbuster em Película #5



STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA, de J.J. Abrams, rodado em película Kodak 35mm (Panavision Panaflex Millennium XL2) e 65mm (Panavision Primo e Imax MSM 9802).



O trailer já foi lançado no canal oficial do filme no YouTube e prestes a alcançar os quinze milhões de visualizações em menos de 24 horas, o frenesim de milhões de fãs provocou o crash informático de bilheteiras on-line e as redes sociais apresentam o previsível corrupio de reacções, teorias e até alguns apelos a boicote de gosto muito duvidoso.

É, portanto, no seio destas manifestações em plataformas digitais, curioso notar como a maior ironia de STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA passa despercebida: o facto de ser inteiramente rodado em película, com destaque para o formato de 65mm pronto a "explodir" nos ecrãs IMAX que tomaram conta do mercado da distribuição cinematográfica.

P.S.: e, para nosso gáudio, é certo que o próximo volume da saga, realizado por Rian Johnson também vai conhecer rodagem em 35mm.

3 comentários:

  1. Mas, e num país em que 90% das salas são digitais (praticamente, se não 100% no circuito comercial), importa ter sido filmado em fita?

    Don't get me wrong, é uma boa ideia o regresso à película (dependendo das intenções dos realizadores, da forma ideal como querem que o filme seja visto, aspecto técnico, etc). Mas qual o impacto em Portugal ou noutros países em que a exibição em película se tornou uma raridade?

    ResponderEliminar
  2. Há a questão estética — o digital está longe de conseguir proporcionar a textura que salta bem à vista no trailer, e que infelizmente vai ser esbatido por este circuito comercial 100% digital.

    P.S.: e fico muito contente por a tua opinião ter sido colocada aqui, na caixa de comentários, no blog :) obrigado.

    Cumps cinéfilos.

    ResponderEliminar
  3. Muito pertinente este acordar do teu blog, e por uma causa muito nobre. :)
    Cumprimentos cinéfilos. :*

    ResponderEliminar