terça-feira, 21 de novembro de 2017

Os 15 Urgentes Restauros de Marcel Pagnol



"Há quinze filmes do meu avô em perigo de morte; as suas bobines estão num estado deplorável e a precisar de urgente trabalho de restauro". O alerta é quase de cariz "familiar" e foi feito por Nicolas Pagnol, neto de Marcel Pagnol, por ocasião da inauguração de um espaço cultural, em Marselha, dedicado ao realizador do clássico de 1952, MANON DES SOURCES.

Das cópias em necessidade de recuperação e armazenadas por Nicolas Pagnol, algumas com mais de 70 anos, contam-se os clássicos ANGÈLE (1934), REGAIN (1937) e LA FILLE DU PUISATIER (1940), todos protagonizados pelo memorável Fernandel.


Também de acordo com Nicolas Pagnol, o restauro destas obras cifra-se num valor entre 180 e 200 mil euros. Caso se mantenha a ausência de uma instituição ou mecenas capaz de suportar este custo, será lançada uma campanha de crowdfunding online.

De recordar que, em 2015, Nicolas Pagnol conseguiu levar a bom porto uma iniciativa semelhante que, com os apoios do CNC - Centre national du cinéma et de l'image animée, do canal Arte e da Cinemateca Francesa, permitiu a preservação e restauro da chamada Trilogia Marselhesa, MARIUS (1931), Fanny (1932) e César (1936).

[Fontes: BFM Video e Le Figaro].

Sem comentários:

Enviar um comentário