
Muito antes da sua aclamação por títulos como NASHVILLE, O JOGADOR ou SHORT CUTS — OS AMERICANOS, Robert Altman conheceu um início de carreira quase exclusivamente dedicado à curta-metragem documental. A saber, através de vários filmes promocionais — ou sponsored films, uma tipologia de documentários, de índole comercial e/ou industrial, com notória produção entre as décadas de 40 e 60 —, singelos objectos que espelham uma curiosa visão sobre o American Way of Life nos Anos 50 mas, do ponto de vista formal, ainda distantes das narrativas paralelas, da sobreposição de diálogos e das cáusticas observações sociais que notabilizariam o cineasta.
Assim, o Arquivo do Dia de hoje traz, na realidade, quatro propostas: MODERN FOOTBALL (1951), considerado perdido até à sua fortuita redescoberta em 2012, filme institucional com espaço para uma divertida sequência onírica; THE SOUND OF BELLS (1952), um longo spot publicitário para a BFGoodrich em forma de parábola natalícia; THE PERFECT CRIME (1955), produzido pela Caterpillar Tractor Co. para a National Safety Council, onde o excesso de velocidade nas estradas emerge como o "crime perfeito"; e THE MAGIC BOND (1956), sobre a organização e o trabalho comunitário então promovidos pela Veterans of Foreign Wars.
MODERN FOOTBALL
THE SOUND OF BELLS
THE PERFECT CRIME
THE MAGIC BOND
[Fontes: Gary Huggins / Chucky Lou Memorial Film Society / Michael Peterson / Prelinger Archives / A/V Geeks].
[Imagem: Stumped Magazine].
Sem comentários:
Enviar um comentário