É de forma assinalável — e este destaque já surge com alguns dias de atraso — que se constata a presença de muitas obras, inteira ou parcialmente, rodadas em formatos analógicos na programação do Doclisboa 2018.
Transversalmente a todas as secções, o Festival proporciona a observação de títulos em suporte físico e analógico, havendo, inclusive, um filme, na competição Verdes Anos, que "oferece" a viagem ao Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM).
Exceptuando a restrospectiva integral de Luis Ospina, os programas dedicados a James Benning, Mike Holbloom e Jean-François Stévenin, e a exibição de filmes produzidos antes da actual "revolução digital" de 2009, estes são os destaques analógicos do Doclisboa 2018.
Competição Internacional
- AQUEL VERANO SIN HOGAR (Santiago Reale) — Super 8mm
- TOPO Y WERA (Jean-Charles Hue) — 16mm
Competição Portuguesa
- ANTECÂMARA (Jorge Cramez) — Mini DV
- RITUALS OF THOUGHT (Rayna Teneva) — Super 8mm
- SUNSTONE (Filipa César e Louis Henderson) — 16mm
- A VOLTA AO MUNDO QUANDO TINHAS 30 ANOS (Aya Koretzky) — 16mm
Riscos — "Ninguém volta das Viagens"
- RETOUR (Pang-Chuan Huang) — 35mm e Super 8mm
Riscos — "Imagem Forense"
- MONELLE (Diego Marcon) — 35mm
- WATCHING THE DETECTIVES (Chris Kennedy) — 16mm
Riscos — "Os Vivos e os Mortos"
- UNA LUNA DE HIERRO (Francisco Rodriguez) — 16mm
Riscos — "Da Atenção"
- ACTOS DE CINEMA (Jorge Cramez) — Mini DV
Da Terra à Lua
- MONROVIA, INDIANA (Frederick Wiseman) — HDCAM
- DEAD SOULS (Wang Bing) — DV
- UNAS PERGUNTAS (Kristina Konrad) — U-matic
Heart Beat
- THE UNICORN (Isabelle Dupuis e Tim Geraghty) — DV
Verdes Anos
- NOTES ON LIVING (Inês Pedrosa e Melo) — 16mm
Doc Alliance
- SOUTHERN BELLE (Nicolas Peduzzi) — HDCAM
[Fonte: Catálogo Doclisboa 2018].
[Imagens: Doclisboa / Kino Rebelde / In Between Art Film / Carlos Miranda].
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar