quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O Arquivo do Dia #135 — O Centenário de Rita Hayworth



There was only one Gilda, and she was Hayworth.

Se fosse viva, Rita Hayworth completaria hoje 100 anos. Margarita Carmen Cansino de baptismo, com ascendência hispano-irlandesa, foi uma das actrizes mais populares dos anos 40, potenciando um talento que facilmente se adaptava a melodramas românticos e comédias musicais — BLOOD AND SAND (1941), YOU WERE NEVER LOVELIER (1942) — como aos emblemáticos noirs GILDA (1946) e THE LADY FROM SHANGHAI (1947). O seu falecimento em 1987, vítima de complicações de Alzheimer que lhe fora diagnosticado nos anos 60, contribuiu para a actual compreensão social da doença.

Pelo seu protagonismo nato, é natural que abundem imagens de arquivo sobre Rita Hayworth: desde castings e audições (é possível encontrar, inclusive, um curioso screen test inteiramente dedicado ao aspecto das pernas da actriz em COVER GIRL), passando pela atenção mediática do seu casamento com o príncipe paquistanês Aly Khan em 1949 e "recortes" das suas viagens pela Europa, culminando numa entrevista, concedida em 1967, em que Hayworth recapitula grande parte da sua vida profissional e sentimental.

Todavia, para assinalar a efeméride, optamos por este raro e caloroso documentário de 1962, integrado na série HOLLYWOOD HIST-O-RAMA, que, pelo seu conteúdo, já patenteava a fama e o estatuto de Rita Hayworth no star system norte-americano.



[Fontes: Jayark Films Corporation / Classic Actresses].
[Imagem: UCLA Film & TV Archive].

Sem comentários:

Enviar um comentário