quinta-feira, 4 de outubro de 2018
THE PRICE OF BETRAYAL: Victor Sjöström Reencontrado
A recente descoberta de uma cópia em nitrato de THE PRICE OF BETRAYAL (no original, Judaspengar; também conhecido como L’Argent de Judas), curta-metragem realizada por Victor Sjöström em 1915, é já um dos acontecimentos de restauro cinematográfico do ano, permitindo, simultaneamente, uma nova perspectiva sobre o trabalho e estilo dos anos formativos do realizador de KÖRKARLEN (1921) e HE WHO GETS SLAPPED (1924).
O filme, sobre um homem desempregado e desesperado por encontrar ajuda para a sua esposa doente, foi redescoberto pelo Centre National du Cinéma (CNC) numa colecção suíça e restaurado em definição 4K, numa colaboração com o Svenska filminstitutet. A cópia reencontrada é datada de 1926, com intertítulos em francês e alemão, e apresentava extensos danos físicos, tais como perfurações rasgadas e atenuada degradação de imagem. Para a versão restaurada, os intertítulos foram recriados pelo Svenska filminstitutet com base em fontes não-fílmicas daquele instituto e da Library of Congress, em Washington.
THE PRICE OF BETRAYAL será exibido publicamente, pela primeira vez, no próximo dia 9 de Outubro durante o Festival Le Giornate del Cinema Muto, em Pordenone.
[Fontes: CNC / Le Giornate del Cinema Muto].
[Imagens: CNC].
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário