sexta-feira, 8 de março de 2019

O Arquivo do Dia #228 — Dia Internacional da Mulher



Women have shown what they could do in war, and now that the fighting is over, women intend to show the world what they can do in peace.

Tudo o que a historiografia tem demonstrado, ao longo das últimas décadas, não permite muitas dúvidas: a Segunda Guerra Mundial foi o acontecimento central do Século XX, modificando panoramas geográficos, políticos e sociais a nível mundial. Das várias alterações que o pós-guerra acarretou para o quotidiano humano, a definição do lugar da Mulher na sociedade revelou-se primordial, suscitando um sem-número de abordagens e posturas que, actualmente, ainda encontram repercussão.

Foi exactamente a propósito desse debate que o Directorate of Army Kinematography produziu, em 1946, o documentário WOMEN AFTER THE WAR: uma "discussão fílmica" a duas vozes (uma feminina, a outra masculina), resgatada dos arquivos do British Film Institute, que apresenta argumentos fulcrais tanto para uma era acabada de sair da Segunda Guerra Mundial, como para a realidade sócio-económica, os preconceitos e os desafios dos nossos dias.



[Fontes: Public Relationship Films / British Film Institute].
[Imagem: J. Howard Miller / Westinghouse Electric Corporation / Office for Emergency Management / U.S. National Archives / The National WWII Museum].

Sem comentários:

Enviar um comentário