terça-feira, 28 de maio de 2019

O Arquivo do Dia #260 — O Restauro de A Última Ceia



A vinte e oito de Maio de mil novecentos e noventa e nove, é revelado ao público o trabalho de restauro de A Última Ceia, uma das obras maiores do florentino Leonardo da Vinci. Iniciado nos finais da década de setenta, época em que o fresco apresentava extensos indícios de deterioração, a equipa de restauro, liderada por Pinin Brambilla Barcilon, directora do Centro para a Conservação e Restauro La Venaria Reale, demorou vinte e um anos a concluir um trabalho que implicou a definição da forma original da pintura e envolveu peritos de instituições como a Royal Library.

Desde o momento da sua primeira exibição pública, as opiniões em torno do resultado final têm divergido, suscitando controversas reacções sobre "tremendas alterações de cores, tonalidades e, até, das expressões faciais" das personagens retratadas por Da Vinci. Federico Zeri, historiador italiano com especialização em Arte Renascentista, foi uma das individualidades que, desde cedo, mais se insurgiu contra o restauro concluído em 1999. A comprová-lo, o Arquivo de hoje resgata, dos arquivos da Radiotelevisione Italiana (RAI), a exposição dos argumentos de Zeri, neste documentário informativo produzido em 1995.



[Fontes: Radiotelevisione Italiana (RAI) / arte&pittura].
[Imagem: Radio24].

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