segunda-feira, 3 de junho de 2019

O Arquivo do Dia #265 — Abel Gance, "um homem renascentista"



Kevin Brownlow, historiador de Cinema e "autoridade" no que se refere ao percurso artístico do cineasta francês Abel Gance (neste âmbito, recomenda-se a visualização de ABEL GANCE: THE CHARM OF DYNAMITE, de mil novecentos e sessenta e oito, disponível na íntegra no site Internet Archive), aborda nesta breve intervenção, filmada nos inícios da década de oitenta, a técnica apurada utilizada no seminal NAPOLÉON e, por inerência, o brilhantismo visual subjacente aos filmes da era do mudo.

Segundo Kevin Brownlow, Abel Gance era o que se pode apelidar de "genuíno homem renascentista: um argumentista fenomenal e um cineasta que cobriu todos os aspectos da produção cinematográfica", encerrado numa figura extraordinária cuja obra, aliás, influenciou a própria génese das ideologias da Montagem Soviética de Serguei Eisenstein.



[Fonte: PikaB].
[Imagem: British Film Institute].

Sem comentários:

Enviar um comentário