
Kevin Brownlow, historiador de Cinema e "autoridade" no que se refere ao percurso artístico do cineasta francês Abel Gance (neste âmbito, recomenda-se a visualização de ABEL GANCE: THE CHARM OF DYNAMITE, de mil novecentos e sessenta e oito, disponível na íntegra no site Internet Archive), aborda nesta breve intervenção, filmada nos inícios da década de oitenta, a técnica apurada utilizada no seminal NAPOLÉON e, por inerência, o brilhantismo visual subjacente aos filmes da era do mudo.
Segundo Kevin Brownlow, Abel Gance era o que se pode apelidar de "genuíno homem renascentista: um argumentista fenomenal e um cineasta que cobriu todos os aspectos da produção cinematográfica", encerrado numa figura extraordinária cuja obra, aliás, influenciou a própria génese das ideologias da Montagem Soviética de Serguei Eisenstein.
Segundo Kevin Brownlow, Abel Gance era o que se pode apelidar de "genuíno homem renascentista: um argumentista fenomenal e um cineasta que cobriu todos os aspectos da produção cinematográfica", encerrado numa figura extraordinária cuja obra, aliás, influenciou a própria génese das ideologias da Montagem Soviética de Serguei Eisenstein.
[Fonte: PikaB].
[Imagem: British Film Institute].
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