Desenvolvido pelos cientistas norte-americanos William Van Doren Kelley e Charles Raleigh, o Prizma Color foi um dos processos pioneiros da cor no Cinema. Por intermédio de um sistema aditivo de cores, a colorização dos filmes era obtida através de um disco com quatro cores (vermelho, amarelo, verde e azul), que actuava em simultâneo com o registo de imagens fotografadas de vinte e seis a trinta e dois fotogramas por segundo.
O resultado final, tal como detalhado pelo Motion Picture News de mil novecentos e dezassete, era "caracterizado pela extrema delicadeza das cores, e por uma admirável apresentação das sombras mais esbatidas". Como exemplo de filme produzido em Prizma Color, o Arquivo de hoje resgata a curta-metragem LA VOIX DU ROSSIGNOL, de mil novecentos e vinte e três: uma pequena fantasia que mistura imagem real com animação em stop-motion, realizada pelo cineasta polaco Ladislas Starevich.
O resultado final, tal como detalhado pelo Motion Picture News de mil novecentos e dezassete, era "caracterizado pela extrema delicadeza das cores, e por uma admirável apresentação das sombras mais esbatidas". Como exemplo de filme produzido em Prizma Color, o Arquivo de hoje resgata a curta-metragem LA VOIX DU ROSSIGNOL, de mil novecentos e vinte e três: uma pequena fantasia que mistura imagem real com animação em stop-motion, realizada pelo cineasta polaco Ladislas Starevich.
[Fontes: Pathé Consortium Cinéma / BatyaArtist].
[Imagem: Timeline of Historical Film Colors].
Sem comentários:
Enviar um comentário