segunda-feira, 15 de julho de 2019

O Arquivo do Dia #287 — "Dossier Apollo 11": Dia de Treino



De todo o planeamento subjacente ao Programa Apollo — e, por inerência, da própria Corrida Espacial —, o treino dos astronautas revelou-se como um dos seus aspectos mais fascinantes mas, paradoxalmente, quase desconhecidos junto do público em geral. Apesar disso, a NASA dedicou extensos esforços em prol do registo visual desses programas de treino, num arquivo de imagens em movimento que atestam a intensa preparação física e psicológica que acompanhou a concretização dos objectivos enunciados, em Maio de mil novecentos e sessenta e um, pelo presidente John F. Kennedy.

As imagens do Arquivo de hoje, captadas em impecável película de 16mm (sem som) e actualmente preservadas pelo National Archives, são bom exemplo disso. Do pequeno-almoço dos três tripulantes da Apollo 11 até à rigorosa série de exercícios subaquáticos no Golfo do México, o filme abaixo publicado permite vislumbrar o quotidiano, técnico e pessoal, de Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin ao longo das semanas que antecederam aquela histórica missão.



[Fontes: National Aeronautics and Space Administration / Lyndon B. Johnson Space Center / National Archives and Records Administration].
[Imagem: National Archives and Records Administration].

Sem comentários:

Enviar um comentário