Nascido a vinte e nove de Julho de mil novecentos e dezasseis, a filmografia de Budd Boetticher distinguiu-se pela prolífera realização de westerns de baixo orçamento, muitas vezes protagonizados por Randolph Scott, num processo que o próprio cineasta descreveu como feliz acaso: "tornei-me num realizador de westerns porque achavam que eu parecia um cowboy". Para a Universal, e sobretudo nos anos cinquenta, Boetticher assinou BULLFIGHTER AND THE LADY (pelo qual foi nomeado para o Oscar de Melhor Argumento), THE CIMARRON KID, THE KILLER IS LOOSE (um dos seus raros noirs), 7 MEN FROM NOW, THE TALL T, RIDE LONESOME e A TIME FOR DYING.
Pouco tempo antes do seu falecimento em Novembro de dois mil e um, Budd Boetticher concedeu a entrevista que o Arquivo de hoje destaca, na qual o realizador — cujo percurso tem sido recuperado pela cinefilia contemporânea — opina sobre o CinemaScope enquanto formato de privilegiada "afiliação" ao western, a inspiração que recolheu junto de pintores impressionistas e a importância de ter tido o director de fotografia Lucien Ballard como o seu colaborador mais regular.
Pouco tempo antes do seu falecimento em Novembro de dois mil e um, Budd Boetticher concedeu a entrevista que o Arquivo de hoje destaca, na qual o realizador — cujo percurso tem sido recuperado pela cinefilia contemporânea — opina sobre o CinemaScope enquanto formato de privilegiada "afiliação" ao western, a inspiração que recolheu junto de pintores impressionistas e a importância de ter tido o director de fotografia Lucien Ballard como o seu colaborador mais regular.
[Fonte: mediafunhouse].
[Imagem: Senses of Cinema].
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