sábado, 29 de setembro de 2018
Leilões de Memória Analógica
No que poderia ser a "sequela" de um artigo aqui publicado há alguns meses, importa realçar outro (muito singular) fenómeno paralelo à presença da película, e demais formatos analógicos, em sites leiloeiros e/ou de venda directa: eBay, Craigslist, PicClick, Amazon, CT Online Auctions... a lista, em abono da verdade, é interminável.
Da mesma forma, e quase surpreendentemente, a oferta disponível para licitação revela-se abundante, eclética e intergeracional. Não temos que estar muito tempo nos endereços acima listados, para encontrar anúncios a cópias em 35mm, 16mm ou Super 8 de obras como DRACULA (1931, Tod Browning), NIGHT OF THE LIVING DEAD (1968, George Romero), TALES FROM THE CRYPT (1972, Freddie Francis) ou THE BLUES BROTHERS (1980, John Landis); trailers em película das mais variadas origens e cinematografias; máquinas de projecção (é ver para crer); lotes de filmes em VHS e Betacam com possibilidade de aquisição dos respectivos leitores; e, inclusive, o leiloamento de itens há muito renegados, como o U-matic ou o Betamax.
Felizmente, o nosso país não foge a esta tendência. Não é preciso estar mais de meia hora (por exemplo, no OLX) para nos depararmos com ofertas semelhantes às mencionadas no parágrafo anterior. Na verdade, a gama de produtos para venda e negociação vão desde as "velhinhas" cassetes em VHS, até aos gadgets analógicos e anúncios de modelos históricos de cinema e fotografia amadores que, por vezes, merecem o epíteto de autênticas pechinchas — é possível encontrar uma Agfamatic 100, datada de 1978, à venda por quinze(!) euros.
Sem nos debruçarmos sobre noções como leis de mercado ou correctas estimativas de valor histórico, a nossa perspectiva em relação à presença do analógico nas plataformas de e-commerce é tudo menos negativa. De facto, é perfeitamente conclusivo que esta dinâmica é, em grande parte, não só o resultado de uma nostalgia pré-digital que aparenta granjear cada vez mais admiradores, como também perpetua a oportunidade para objectos ditos obsoletos conquistarem novos proprietários, e renovarem os seus prazos expectáveis de vida. Em suma, só mesmo declarados aficionados — desde os principiantes aos mais instruídos — conseguem dedicar tempo e recursos a estes leilões de memória analógica.
Numa espécie de post scriptum, aqui fica o desabafo: não fosse a titubeante actividade alfandegária de Portugal, e estes "leilões" conheceriam intensa licitação da nossa parte.
Imagens:
1 Pormenor de itens disponíveis para venda no site PicClick.
2 Anúncio de leilão, no eBay, de uma câmara Cineflex 35mm.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário