Em Junho de mil novecentos e oitenta e nove, e após meses de antecipação, o mundo podia finalmente conhecer BATMAN. Realizado por Tim Burton, na altura um jovem realizador praticamente desconhecido do grande público, e com Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basinger nos principais papéis, o filme tornar-se-ia no maior sucesso de bilheteira daquele ano — alcançando os cem milhões de lucro em apenas onze dias —, através de uma estratégia de marketing que mudaria Hollywood para sempre.
Dos arquivos da CBS, recordamos hoje o especial informativo, emitido no programa ENTERTAINMENT TONIGHT, dedicado à antestreia de BATMAN em Los Angeles. Numa plateia preenchida com as grandes celebridades daquela era, este breve segmento permite, contudo, vislumbrar a génese, e as primeiras dinâmicas, do fenómeno actual dos filmes de super-heróis que inundam o mercado da distribuição cinematográfica, isto é, vários anos antes da Internet, da popularidade mundial de certames como a Comic Con e da afirmação da chamada "cultura geek".
Dos arquivos da CBS, recordamos hoje o especial informativo, emitido no programa ENTERTAINMENT TONIGHT, dedicado à antestreia de BATMAN em Los Angeles. Numa plateia preenchida com as grandes celebridades daquela era, este breve segmento permite, contudo, vislumbrar a génese, e as primeiras dinâmicas, do fenómeno actual dos filmes de super-heróis que inundam o mercado da distribuição cinematográfica, isto é, vários anos antes da Internet, da popularidade mundial de certames como a Comic Con e da afirmação da chamada "cultura geek".
[Fontes: CBS / 1989BatmanMovie].
[Imagem: Warner Bros. / The Guber-Peters Company / Photofest / Hollywood Reporter].
Sem comentários:
Enviar um comentário