segunda-feira, 23 de setembro de 2019

O Arquivo do Dia #316 — O Fantasma da Ópera



A vinte e três de Setembro de mil novecentos e nove, o diário francês Le Gaulois publica a primeira parte de uma série de histórias, assinadas por Gaston Leroux, que, no ano seguinte, seria publicada sob o título "O Fantasma da Ópera". Parcialmente inspirado em factos históricos da Ópera de Paris, durante o Século XIX, assim como no conto apócrifo que narrava a suposta utilização do esqueleto de um músico famoso durante a produção da ópera Der Freischütz, Gaston Leroux tornar-se-ia no autor de uma das obras literárias mais célebres do Século XX, tendo conhecido inúmeras adaptações para Teatro, Cinema, Música e Banda Desenhada.

Na Sétima Arte, as adaptações de O Fantasma da Ópera cifram-se na ordem das duas dezenas. Desde DAS PHANTOM DER OPER (realizado por Ernst Matray, em mil novecentos e dezasseis, e classificado como filme perdido) até ao musical de Joel Schumacher, já no nosso século, THE PHANTOM OF THE OPERA, sem esquecer as curiosas reinvenções que Lon Chaney, Claude Rains ou Brian De Palma formularam em torno do mito do fantasma da Palais Garnier, a lista assume-se quase interminável. É, precisamente, uma das suas versões menos conhecidas que o Arquivo de hoje recorda: SPOOKS, realizado em mil novecentos e trinta por Walter Lantz, e Oswald the Lucky Rabbit — uma das primeiras personagens criadas por Walt Disney e Ub Iwerks — no principal papel, esta curta-metragem animada não só serve de "juvenil" introdução à literatura de Gaston Leroux, como também presta homenagem a Lon Chaney, o actor que popularizou, no imaginário anglo-saxónico, "O Fantasma da Ópera".



[Fontes: Universal Pictures / Walter Lantz Productions / Phantom Retrospective].
[Imagem: Universal Pictures].

Sem comentários:

Enviar um comentário