segunda-feira, 14 de outubro de 2019

O Arquivo do Dia #325 — George Lucas: "Construtor de Filmes"



"Making film is an art, selling film is a business; the trouble is they don’t know how to sell films. As a result, they try to make you make films that people would go to without them having to be sold".

Em mil novecentos e setenta e um, e com THX 1138 ainda presente na memória da crítica cinematográfica, George Lucas ganhou o direito de "protagonizar" GEORGE LUCAS: MAKER OF FILMS, filme documental, com cerca de sessenta minutos de duração, que não só traça as origens e motivações daquele promissor realizador, como revela os propósitos de uma nova geração (Lucas, Coppola, Scorsese, Bogdanovich, Spielberg, De Palma...) que iria dominar a indústria até aos nossos dias.

Apresentando na íntegra ELECTRONIC LABYRINTH: THX 1138 4EB, curta-metragem que serviria de base a THX 1138 e lhe valeu o primeiro prémio do National Student Film Festival em mil novecentos e sessenta e oito, GEORGE LUCAS: MAKER OF FILMS consubstancia-se, acima de tudo, numa conversa informal entre o crítico Gene Youngblood e George Lucas. Ao lado de temas como os modelos de negócio em Hollywood e as novas tecnologias à disposição de cineastas e espectadores, Lucas refere, por diversas vezes, a sua amizade e os projectos em comum com Francis Ford Coppola ou Walter Murch, confessa algumas das suas principais influências e partilha uma visão pessoal sobre a possibilidade de um cinema comercial, artístico e incorruptível.



[Fontes: Public Broadcasting Service (PBS) / Muppet].
[Imagem: mptvimages.com].

Sem comentários:

Enviar um comentário