sábado, 20 de outubro de 2012

A Preservação do Controverso



Realizado por Richard Oswald em 1919, DIFFERENT FROM THE OTHERS possui um interessante conjunto de peculiaridades para que o seu restauro, oficialmente apresentado no Verão passado pelo Outfest — Annual Los Angeles Gay & Lesbian Film Festival, seja, agora e aqui, destacado. Pois, e para muitos, trata-se do primeiro filme de ficção assumidamente homossexual de todos os tempos.

Produzido em plena República de Weimar, foi co-financiado pelo Dr. Magnus Hirschfield, fundador do Instituto das Ciências Sexuais, o argumento inspirado em O Retrato de Dorian Gray e a sua principal motivação foi desafiar o infame Parágrafo 175 (a criminalização da homossexualidade) do Código Penal da época.

O seu conteúdo, imediatamente considerado como impossível de comercializar, tornou-se de visualização restrita para investigadores e médicos até à sua censura e total destruição de negativos e cópias pelo Partido Nazi assim que assumiu o poder em 1933. Total com a excepção de uma versão fragmentada de DIFFERENT FROM THE OTHERS, encontrada na Rússia e a partir da qual se procedeu ao restauro e contínua procura por mais exemplares do filme — trabalho a cargo do Outfest Legacy Project for LGBT Film Preservation que, como o próprio nome indica, dedica-se à preservação de imagens em movimento sobre minorias sexuais.

Exemplo eficaz e tematicamente pragmático da importância da preservação cinematográfica para a construção de uma memória da Humanidade o mais completa possível e compreensão de que as emoções humanas, ao longo da História, mantiveram-se quase inalteradas. Os cinquenta minutos seguintes comprovam-no:



[Fonte: Advocate.com.]

Sem comentários:

Enviar um comentário