O Síndroma do Vinagre nunca será um espaço dedicado à divulgação e análise das chamadas novas tendências. Pese embora o "panorama tecnológico" que orbita em torno da actividade de conservação cinematográfica — da qual, a figura do restauro digital é o seu principal expoente —, neste blog vive-se, e "respira-se", o elogio do analógico.
Serve esta introdução para, não obstante o posicionamento ora declarado, sublinhar o pertinente trabalho, desenvolvido pelas plataformas de streaming, em prol da preservação e restauro cinematográficos. Neste particular, os tempos recentes têm sido inegavelmente interessantes: na presente década, multiplicaram-se os recursos online, sejam eles gratuitos ou disponibilizados mediante subscrição paga, que oferecem a visualização de obras restauradas — e o facto de as diligências estarem a ser assumidas precisamente por aquelas plataformas revela-se, aqui, como a principal novidade.
Para referência, eis algumas das chancelas que mais se têm distinguido na prossecução de uma manifesta estratégia de restauro de Cinema, com respectiva emissão em streaming:
- Netflix: o recente trabalho de restauro (e respectiva aquisição dos direitos de exibição) de THE OTHER SIDE OF THE WIND, filme inacabado que Orson Welles rodou ao longo dos anos 70, colocou a plataforma de streaming no mapa das principais instituições dedicadas ao "resgate" de memória cinematográfica. O seu lançamento comercial, em Novembro passado, teve contornos de evento e tem proporcionado a descoberta da obra de Orson Welles junto de novas gerações. No entanto, esta não foi a primeira experiência da Netflix neste campo: presentemente, a plataforma disponibiliza, em território norte-americano, os restauros de filmes como THE DAUGHTER OF DAWN (realizado em 1920, e incluído no National Film Registry em 2013) ou uma versão alargada de A STAR IS BORN (1976, com Barbra Streisand e Kris Kristofferson);
- byNWR: projecto de estimação do realizador dinamarquês Nicolas Winding Refn, byNWR é uma plataforma gratuita que, em parceria com o site MUBI, disponibiliza todos os meses um filme restaurado — de preferência, pouco conhecido do grande público —, numa iniciativa cujo "slogan" não deixa dúvidas sobre aquilo a que se propõe: "an unadulterated cultural expressway for the arts. It’s there to inspire the youth!". Desde o seu começo, a plataforma já "estreou" obras como THE NEST OF THE CUCKOO BIRDS (1965, Bert Williams), NIGHT TIDE (1961, de Curtis Harrington e com Dennis Hopper) e COTTONPICKIN' CHICKENPICKERS (de 1967, o derradeiro trabalho de Lila Lee, estrela do cinema mudo);
- The Film Detective: sediado no estado do Massachusetts, o The Film Detective é um serviço online de televisão, especializado no streaming de filmes restaurados (na sua maioria, em domínio público), supervisionado por Philip Hopkins, arquivista e coleccionador de cinema. O acervo do The Film Detective conta com mais de três mil títulos, que vão do Cinema Mudo até às mais obscuras produções televisivas;
- Criterion Collection: paralelamente à sua actividade de distribuição cinematográfica para home cinema, a Criterion tem disponibilizado desde 2008, e através de diversas parcerias, serviços de video-on-demand na sua página oficial. Após o encerramento do Filmstruck, no passado mês de Novembro, a chancela já anunciou, para o próximo ano, o lançamento de um novo Criterion Channel, que promete continuar a sua aposta no cinema clássico norte-americano, em títulos art-house e retrospectivas de alguns dos nomes mais influentes da Sétima Arte.
Das vantagens da produção acima destacada — abrangente, diversificada e, sobretudo, em inteira conformidade com os padrões estabelecidos para restauro fílmico —, e para além do óbvio contributo destas entidades para a preservação de suportes e imaginários cinematográficos, sobressai o facto de que, hoje em dia, não existe melhor veículo, tampouco mercado, para uma exibição pública de obras restauradas. Nesse sentido, o exemplo anteriormente citado do restauro e "estreia comercial" de THE OTHER SIDE OF THE WIND, pela Netlix, é por demais modelar, e possui todos os contornos de case study para a implementação de uma política pensada, e com futuro, nesta matéria.
Numa época em que o circuito comercial das salas de cinema (com algumas nobres excepções, inclusivamente no nosso país) demonstra parca inclinação para a revisitação e/ou exibição de filmografias que tenham sido alvo de restauro, de que outra forma os espectadores contemporâneos poderiam assistir a um filme nunca estreado, nem sequer concluído, de Orson Welles?
É de concluir, portanto, que as plataformas de streaming revelam-se como uma resposta adequada, e de apreciação consensual, para o conceito da experiência cinematográfica que, inexoravelmente, irá prevalecer nos próximos anos. Além da salvaguarda de práticas clássicas de conservação, digitalização e restauro (abonando, assim, em função da qualidade final do filme restaurado), o trabalho que têm desenrolado possibilita o reconhecimento de uma "plateia", viável e heterogénea, para esta tipologia de produto audiovisual, renova a atenção prestada a estas temáticas e poderá constituir-se, eventualmente, como ponto de partida para o surgimento de novos profissionais dedicados à preservação da Sétima Arte.
Em conclusão, e apesar da minha declarada preferência por métodos analógicos de restauro e exibição de Cinema, não poderei sonegar o claro sentimento de que vivemos, realmente, tempos de interessante optimismo.
Imagens:
1 Observations on film art.
2 Fotograma de THE NEST OF THE CUCKOO BIRDS. @NicolasWR.
3 Trabalho de restauro digital de THE OTHER SIDE OF THE WIND. AIN.
Sem comentários:
Enviar um comentário