segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

O Arquivo do Dia #197 — Martin Luther King Jr. Day



Comemorado anualmente na terceira Segunda-feira do mês de Janeiro, o Martin Luther King Day (MLK Day) é um feriado nacional nos Estados Unidos da América que celebra a vida, obra e memória de um dos activistas mais influentes do Século XX. Instituída em 1983, pelo Presidente Ronald Reagan, a data constitui um momento vital para a recordação da luta pela igualdade de direitos civis e contra a segregação racial, ao mesmo tempo que, à luz da actual realidade política norte-americana, se reveste de toda uma nova e singular importância.

Para assinalar a data, o Arquivo de hoje recorda a entrevista de Martin Luther King no programa Face to Face, emitido pela BBC em Outubro de 1961. Ostentando a electrizante qualidade de argumentação que lhe é reconhecida, King discursa sobre o contexto familiar, social e até cultural (por exemplo, os filmes só chegavam às salas dois anos após a sua estreia) em que cresceu, o estado do sistema de integração à data desta entrevista, as ameaças e manifestações de violência que sofreu durante o seu percurso enquanto activista — incluindo uma tentativa de assassinato, em 1958 —, e a natureza do seu estatuto de símbolo de emancipação das comunidades afro-americanas.



[Fontes: BBC / Kenyanese].
[Imagem: Santi Visalli / Getty Images / The Atlantic].

2 comentários:

  1. Bem lembrado, Sam. E como bem dizes, nos tempos que correm, mais importante ainda é destacar o significado deste dia.

    Bom trabalho.

    Cumprimentos cinéfilos :*

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas tuas palavras e pelos teus elogios :) :*

    Cumps cinéfilos.

    ResponderEliminar