sábado, 2 de fevereiro de 2019

A Febre do Arquivo #3: FOR ALL MANKIND (1989, Al Reinert)



«We choose to go to the Moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard; because that goal will serve to organize and measure the best of our energies and skills, because that challenge is one that we are willing to accept, one we are unwilling to postpone, and one we intend to win.»

Estas palavras, retiradas do icónico discurso proferido por John F. Kennedy em 1962, não só deram o mote para o progresso do programa Apollo, como também infundem a cinematografia de FOR ALL MANKIND, documentário poético que, partindo das imagens recolhidas (e actualmente preservadas pela NASA) em órbita da Terra e no solo lunar, presta um reconhecimento fílmico aos astronautas da série de missões espaciais que culminou com a chegada do Homem à Lua, em 1969, pela Apollo 11.

O labor de pesquisa e recolha de arquivo por Al Reinert faz, portanto, a apologia de um empreendimento tecnológico singular e pioneiro, detendo-se quase exclusivamente no lado humano subjacente ao programa Apollo. É certo que a vertente técnica da NASA — imagens de decolagens, acoplagens e alunagens que, cinquenta anos e alguns restauros depois, continuam a impressionar pela sua concomitante candura e grandiosidade — não está ausente, contudo a perspectiva essencial do documentário reside sempre nos nomes, rostos e emoções daqueles que, tanto nos módulos lunares como no Centro de Controlo em Houston, trabalharam, sofreram nervosamente e rejubilaram ao longo de seis anos de missões espaciais.



Nesse sentido, a assemblage arquivística de Reinert, interpolando imagens captadas no decorrer das várias missões1 da Apollo (exceptuando a fatídica Apollo 1) com o intuito de estabelecer uma linha "cronológica" — decolagem, órbita, aterragem e exploração da superfície lunar — da viagem espacial, revela-se como um comprovativo do empenho humano para a exploração e descoberta "de novos mundos ao Mundo". Seja pela montagem dessas mesmas imagens ou, ainda, por intermédio da música de Brian Eno que as ilustra, FOR ALL MANKIND materializa uma utopia de afeição vincadamente documental, uma "ficção-científica" bem real que pretende comprovar a possibilidade de concórdia entre povos2 através dos méritos, tragédias e sucessos da investigação espacial.

O Humanismo em torno do programa Apollo manifesta-se, assim, tanto na visão da Terra a partir do espaço, com um misto de emoções que iam do espanto à reverência, assim como pelo destaque àqueles que, no centro de controlo, observaram e acompanharam "em terra firme" um conjunto de acontecimentos históricos preservados no património fílmico, notável e muito específico, da NASA3.



Paralelamente às diversas qualidades estéticas e morais de FOR ALL MANKIND, é pertinente sobressair a correspondência que se pode efectuar com outros títulos documentais, dedicados ao programa espacial norte-americano e assentes em found footage, numa dinâmica explícita que poderíamos já considerar como tradição cinematográfica. Neste particular, e com semelhante formalismo, recorde-se os superlativos THE RACE FOR SPACE4 (1959, David L. Wolper) ou FOOTPRINTS ON THE MOON: APOLLO 115 (1969, Bill Gibson), não sendo também possível esconder a nossa expectativa para o que APOLLO 11 (2019, Todd Douglas Miller), documentário inteiramente composto de material filmado em 70mm e exibido no passado dia 24 de Janeiro em Sundance, poderá oferecer.

Logo, eis a proposta de um "quarter bill", formado pela tradição cinematográfica que acima denominamos, na senda do objectivo, enunciado por John F. Kennedy em 1962, de superação, planeamento e engenho. Não só dos cientistas norte-americanos, como também da própria Humanidade.

Notas:
1 Como curiosidade, refira-se que a NASA recorreu, durante essas viagens espaciais, à película de 16mm, que foi posteriormente ampliada para 35mm durante a produção deste documentário.
2 Não por acaso, o filme também é dedicado aos astronautas soviéticos que pereceram nas missões Soyuz 1 e Soyuz 11.
3 Para além dos próprios arquivos da NASA, o projecto The Apollo Archive também é merecedor de atenta e demorada visita.
4 Disponível para visualização integral via Internet Archive.
5 Disponível para visualização integral no YouTube.

Imagens: Apollo Associates / FAM Productions / The Criterion Collection.

Sem comentários:

Enviar um comentário