
Falar da carreira de Carl Theodor Dreyer é, obrigatória e necessariamente, realçar a mestria e influência de filmes como LA PASSION DE JEANNE D'ARC (1928) e ORDET (1955): dois magníficos "tratados de fé", cujo impressionante trabalho formal constitui-se (ainda hoje) como permanente objecto de estudo por realizadores, académicos e cinéfilos de variadas tendências ou latitudes.
No espaço de tempo entre a produção dos dois títulos acima sublinhados, Dreyer explanou um interessante conjunto de curtas-metragens documentais, todas "patrocinadas" pela Dansk Kulturfilm, que permite, simultaneamente, vislumbrar a realidade sócio-económica do norte da Europa nos anos 40 e atestar algumas das mais particulares afeições artísticas do cineasta.
O Arquivo de hoje destaca quatro dessas curta-metragens, que se destacam por um vincado cariz de intervenção social ou pela observação estética da Dinamarca natal de Carl Theodor Dreyer.
MØDREJÆLPEN / GOOD MOTHERS (1942)
KAMPEN MOD KRÆFTEN / THE STRUGGLE AGAINST CANCER (1947)
THORVALDSEN (1949)
STORSTRØMSBROEN / THE STORSTROM BRIDGE (1950) — clicar na imagem para acesso ao vídeo

[Fontes: Dansk Kulturfilm / Danish Film Institute].
[Imagens: The Criterion Collection / Kyiv International Short Film Festival].
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