quarta-feira, 27 de março de 2019

Memórias em VHS #5: Knockouts Analógicos



Desde 1979, Bela Szilagyi, pianista clássico e entusiasta de boxe, e a sua esposa Elizabeth, dedicaram-se ao hobby de gravar, em VHS, o maior número possível de combates transmitidos na televisão. Quarenta anos depois, o apartamento do casal em Nova Iorque converteu-se no repositório de oito mil cassetes, que albergam cerca de cinquenta e cinco mil partidas de boxe e formam um dos arquivos mais peculiares daquele desporto.

Após o falecimento de Bela em 2012, e numa era em que o YouTube e plataformas similares tornaram aquele arquivo ainda mais obsoleto, Elizabeth Szilagyi — que manteve a tradição de "pôr sempre a gravar" o próximo combate de boxe — sente que, e nas suas palavras, «isto não pode ser o resto da minha vida». Assim, a "colecção Szilagyi" encontra-se à disposição, mas apenas para a oferta que for capaz de respeitar, simultaneamente, a dedicação do seu criador e o espírito analógico da fita magnética do VHS.

[Fonte e Imagem: The New York Times].

2 comentários:

  1. Admiro a dedicação, apesar de pessoalmente ter zero interesse no tema boxe. Ainda há uns meses fui obrigado a desfazer-me de dezenas de VHS gravadas da minha colecção, ainda não me passou o trauma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Tal como tive oportunidade de realçar, noutro "fórum", compreendo o trauma. E admito que (pelo menos, neste momento) não encontrei a coragem para me desfazer da minha colecção de VHS.

      Eliminar