quinta-feira, 5 de setembro de 2019

O Arquivo do Dia #305 — O Massacre de My Lai



A cinco de Setembro de mil novecentos e sessenta e nove, o tenente norte-americano William L. Calley é formalmente indiciado com seis acusações de homicídio premeditado, após vários meses de investigação em torno do denominado "Massacre de My Lai". Em Março de mil novecentos e sessenta e oito, o Primeiro Pelotão da Companhia de Infantaria Charlie dizimou a aldeia de My Lai e localidades adjacentes, numa acção militar que resultou na morte de cento e nove civis vietnamitas e só interrompida pela intervenção de Hugh Thompson, Jr., um piloto de helicóptero, que ameaçou disparar sobre os soldados americanos se não cessassem as atrocidades. De todos os intervenientes, William L. Calley foi o único a ser julgado e condenado pelo massacre.

Em mil novecentos e setenta, no auge da contestação pública ao envolvimento americano no Vietname, o realizador Joseph Strick localizou cinco soldados presentes em My Lay, convidando-os a recordar e a expor, em retrospectiva, as suas opiniões sobre os acontecimentos daquele dia. O resultado desse trabalho é INTERVIEWS WITH MY LAI VETERANS (abaixo partilhado em duas partes), curta-metragem documental vencedora do Oscar da categoria e um objecto de pura confrontação moral e emocional — não só em relação aos actos destes veteranos, como à insensata desumanidade da guerra e, em última instância, ao espírito de reflexão do próprio espectador.





[Fontes: Laser Film Corporation / Ryan Plant].
[Imagem: Ron Haeberle / My Lai Collection / The Vietnam Center and Archive / Texas Tech University / allthatsinteresting.com/].

Sem comentários:

Enviar um comentário