sexta-feira, 13 de setembro de 2019

O Arquivo do Dia #309 — Sexta-Feira Treze



Popularmente encarado como um dia de má sorte, o conceito "azarado" da Sexta-Feira Treze reveste-se de diferentes explicações. Desde a numerologia — por ser o número a seguir ao doze, considerado como o de algo completo ou regular (os doze meses do ano ou os doze apóstolos de Jesus) —, passando por teorias de conotação religiosa — Jesus terá sido crucificado numa sexta-feira, dia treze — e até históricas — a Ordem dos Templários foi condenada por traição, pelo Papa Clemente V, a treze de Outubro de mil trezentos e sete —, esta multiplicação de possíveis origens continua a não definir consensos sobre a má reputação deste dia.

Neste dia treze de Setembro, sexta-feira, o Arquivo resgata um pequeno conjunto de filmes publicitários dedicados à saga de terror FRIDAY THE 13TH; possivelmente, a ligação mais cinéfila que o dia alguma vez adquiriu ("You may only see it once, but that will be enough!"). Em concreto, dois anúncios televisivos, relativos ao primeiro e quarto filmes da saga, e o spot promocional de uma colecção, editada em VHS, com todos os sete títulos estreados até meados da década de noventa.

FRIDAY THE 13TH VHS Promo


Spot televisivo de FRIDAY THE 13TH (1980)


Spot televisivo de FRIDAY THE 13TH: THE FINAL CHAPTER (1984)


[Fontes: Warner Bros. / Georgetown Productions Inc. / Sean S. Cunningham Films / Friday The 13th Network / Fixxxer07082 / Retrontario].
[Imagem: Georgetown Productions Inc. / Sean S. Cunningham Films].

Sem comentários:

Enviar um comentário