segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

"Fazer Cinema Como Se Vivesse Num Sonho": No Centenário de Federico Fellini



«His career compresses the comparable progress in literature from 19th century realism to the reflexive post-modernity of compatriots Italo Calvino and Luigi Pirandello. Exposing the means of fiction, playwrighting, or filmmaking in Fellini’s case (in contrast to the neorealist posture of delivering an unmediated story with newsreel aesthetics), all these authors uncover the “ploy” of authorship. It’s as if Fellini critiqued realism as an impossible notion by pointing up its fabrication and adding the suppressed element of the fantastic. In his own words, "I make a film in the same manner in which I live a dream..."», Antonia Shanahan in Senses of Cinema.

No momento em que se comemora o seu centenário, recordamos Federico Fellini, um dos autores cinematográficos mais influentes do Século XX pela realização de obras como LA STRADA (1954), LA DOLCE VITA (1960), (1963), GIULIETTA DEGLI SPIRITI (1965) e AMARCORD (1973), com um vislumbre do seu processo de trabalho. Perante a objectiva da Télévision Française 1, o arquivo abaixo partilhado apresenta o cineasta precisamente no modo que o distinguiu: em plena produção de CASANOVA (1976), dispondo actores (sobretudo, o próprio Donald Sutherland, aqui a demonstrar o seu diligente francês), movimentos de câmara e ambientes cénicos com a autoridade e o dinamismo provenientes da fértil imaginação de um incansável criador de "sensações em movimento".




[Fontes: Senses of Cinema / Télévision Française 1 / INA.fr].
[Imagem: United Artists Corporation / John Springer Collection / CORBIS / Getty Images].

Sem comentários:

Enviar um comentário