terça-feira, 4 de dezembro de 2018

O Arquivo do Dia #165 — As Rodas de Lisboa



Documentário produzido em 1951, por ocasião do 50º aniversário da electrificação dos transportes públicos pela Companhia Carris de Ferro de Lisboa, e pontificando a habitual expressiva "locução" de Fernando Pessa, AS RODAS DE LISBOA revela-se um curioso vislumbre sobre o quotidiano, técnicas e metodologias, naquela época, do sistema de transportes públicos da nossa capital.

As imagens e ambiências deste filme, realizado pelos irmãos António Lopes Ribeiro e Ribeirinho, falam por si e, para os que conheceram a realidade evocada pelo Arquivo de hoje, a nostalgia também terá "palavra". Não resistimos, porém, em citar as impressões sobre AS RODAS DE LISBOA, publicadas a 1 de Outubro de 1951 na Gazeta dos Caminhos de Ferro — definitivamente, de outros tempos:

"O filme dá-nos uma ideia completa da importância da Companhia e do seu movimento. O público precisa ver este documentário para prestar justiça à Carris, onde se empregam milhares de funcionários e operários, e para cujo andamento são necessários oficinas de construção e reparação de carros, uma alfaiataria para a confecção de fardamentos, barbearia, tipografia para impressão de bilhetes, cantina, etc."



[Fontes: Pedro Alves / Hemeroteca Municipal de Lisboa].
[Imagem: CinePT — Cinema Português].

2 comentários: