terça-feira, 16 de abril de 2019

O Arquivo do Dia #246 — No Aniversário de António Lopes Ribeiro



Falar de António Lopes Ribeiro — realizador, crítico e um dos nomes de maior afirmação na história cinematográfica portuguesa — é, obrigatoriamente, mencionar os sucessos populares de O PAI TIRANO (1941), AMOR DE PERDIÇÃO (1943) ou FREI LUÍS DE SOUSA (1950). Contudo, da sua filmografia, importa salientar também o seu trabalho enquanto documentarista. Do número substancial de títulos que assinou, e numa perspectiva contemporânea, é possível não só distinguir um olhar fílmico ao serviço da propaganda do Estado Novo, como também compreender as vivências, os ritmos e as prioridades institucionais no nosso país ao longo das quatro décadas de actividade do cineasta.

No dia em que celebraria cento e onze anos de idade, o Arquivo recorda um dos documentários mais peculiares de António Lopes Ribeiro. Incluído no Jornal Português nº 22, A NAU PORTUGAL retrata a "iniciativa arrojada de Leitão de Barros" de fabricar réplicas das caravelas dos Descobrimentos. O filme, assim, acompanha os trabalhos de construção da Nau Portugal, nos estaleiros de Gafanha da Nazaré, e conclui com a triunfal entrada da embarcação no rio Tejo, por ocasião da Exposição do Mundo Português em 1940.



[Fontes: Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas para o Secretariado da Propaganda Nacional / geografia e ensino de geografia].
[Imagem: Bancada Directa].

Sem comentários:

Enviar um comentário