segunda-feira, 22 de abril de 2019

O Arquivo do Dia #247 — O Descobrimento do Brasil



A 22 de Abril de 1500, uma frota comandada pelo navegador português Pedro Álvares Cabral chega à Ilha de Vera Cruz, oficializando a descoberta do território que hoje compõe o Brasil. Segundo os registos da época — sobretudo, a Carta da autoria de Pero Vaz de Caminha —, o contacto entre os descobridores portugueses e os nativos só se realizou dois dias depois, num momento marcado por um evidente choque cultural e que lançaria as sementes para o processo da colonização do Brasil a que se assistiria nos séculos seguintes.

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, documentário de 1937 realizado por Humberto Mauro e restaurado, pela CTAv/FUNARTE e a Cinemateca Brasileira, em 1997, descreve em forma de narrativa épica, a partir dos textos da Carta de Pero Vaz de Caminha, a chegada das naus portuguesas às costas brasileiras. Considerado como um dos filmes mais importantes dedicados à História do Brasil, O DESCOBRIMENTO DO BRASIL é, igualmente, encarado por alguns autores como uma manifestação primordial de um cinema de "autêntica, autónoma e original expressão brasileira".



[Fontes: Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas para o Secretariado da Propaganda Nacional / Cinemateca Popular Brasileira: Filmografias & Cronologias].
[Imagem: Oscar Pereira da Silva / Museu Paulista].

Sem comentários:

Enviar um comentário